Desafios e vantagens da gestão financeira empresarial
A gestão financeira, como conceito, pode ser definida como um conjunto de decisões e procedimentos que envolvem a análise, o planejamento e o controle das atividades financeiras de uma empresa com o objetivo de otimizar os resultados e elevar o valor do patrimônio, gerando lucro.
Acredito que seus desafios são muitos, mas podemos citar entre eles:
conseguir determinar com precisão a real necessidade financeira da empresa: inventariar os recursos disponíveis, planejar a necessidade financeira e calcular o montante de recursos que será necessário obter, se for o caso; obter os recursos necessários da forma mais vantajosa possível: observar atentamente os contratos em relação ao custo do capital, o prazo de retorno e as condições fiscais; aplicar os recursos obtidos de forma a alcançar equilíbrio financeiro e níveis aceitáveis de rentabilidade; controlar de perto os lucros obtidos e sua destinação; encontrar a metodologia e os instrumentos mais adequados a cada realidade economico-financeira.
As vantagens de uma boa gestão financeira também são diversas, mas acredito que podemos destacar a maior exatidão, eficiência e segurança nos processos financeiros e contábeis.
A gestão financeira permite acompanhar a evolução dos gastos de cada departamento de uma empresa, facilitando uma boa governança, a identificação e, se necessário, o corte de desperdícios. Permite que todos os recursos sejam controlados e otimizados em prol da boa saúde financeira e do crescimento da empresa.
Quando o controle dos recursos melhora, é possível analisar as melhores possibilidades de investimento desses recursos de maneira a aumentar a lucratividade da empresa.
Em linhas gerais, eu diria que uma boa gestão financeira é o alicerce para a construção de uma grande empresa. É a base que permite um crescimento calculado e bem administrado que gera um retorno sólido e estável.