desafios e possibilidades da educa ao EDA no brasil
O Brasil é um país de enorme extensão territorial, com uma população, vivendo em regiões com características bastante diferenciada
É sabido que o estudo possibilita a ascensão social. Atualmente, cerca de 13% (treze por cento) da população brasileira possui curso superior. É um número muito baixo que precisa ser paulatinamente melhorado, para que consequentemente a nação brasileira goze de melhores oportunidades de trabalho, reduza o índice de pobreza e minimize os problemas sociais, mormente aqueles relacionados à violência; eleve a qualidade da mão-de-obra, da expectativa de vida digna, forme cidadãos mais críticos e conscientes, dentre outros fatores positivos que podem surgir com o auxílio da educação.Um povo bem educado e com um nível maior de escolaridade tende a viver mais e melhor.
A população brasileira enfrenta algumas dificuldades relacionadas ao acesso ao ensino superior de qualidade. Hodiernamente, 60% (sessenta por cento) dos municípios brasileiros são desprovidos de Faculdades.
A educação a distância (EAD) é uma ferramenta muito interessante para ser utilizada em um cenário como o brasileiro. Através da EAD pessoas que residem em locais menos favorecidos poderão ingressar no curso superior, tendo a oportunidade de se qualificarem.
A EAD também favorece as pessoas com dificuldades de locomoção, a exemplo dos idosos e cadeirantes. Além disso, os valores desembolsados por um aluno de um curso a distância são inferiores aos despendidos por um aluno de um curso presencial. Os discentes dos cursos presenciais possuem gastos diários com deslocamentos e alimentação fora de casa. Pais com filhos menores de idade poderão estudar em suas residências, próximos de suas proles, o que também é um fator estimulante para o ingresso na EAD.
Os alunos dos cursos a distância também não precisam enfrentar trânsitos congestionados para chegarem à Faculdade, pois na EAD é a Faculdade que vai até a casa dos discentes através da internet. Tal fato diminui o