DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O CONTROLE DO DIABETES MELLITUS NO HOSPITAL MUNICIPAL DE BARRA DO GARÇAS-MT
CONTROLE DO DIABETES MELLITUS NO HOSPITAL MUNICIPAL DE
BARRA DO GARÇAS-MT
Cláudia Pereira Soares Sanchez Lacerda1
Adriana Antunes Fernandes 2
Marineide de Oliveira da Silva3
RESUMO
O Diabetes mellitus (DM) é considerado uma das doenças que mais afetam o homem contemporâneo e que atinge a população em todo mundo, indiferente ao nível social e econômico. Requer educação permanente e estimulo ao autocuidado, assim como prevenção de complicações agudas reduzindo riscos ao longo do tempo. O controle do
Diabetes mellitus nos hospitais é fundamental em virtude de sua magnitude crescente.
Este estudo descritivo, objetivou caracterizar os portadores de Diabetes mellitus e as ações de controle a eles dirigidas em um Hospital Municipal de Barra do Garças/MT.
Os dados do estudo foram obtidos com amostragem por conveniência, coleta de dados por meio de observação participante e avaliação clínica com participação enfermeiras e médicos. Um maior enfoque na prevenção do agravo, no intuito de evitar complicações que possam comprometer a qualidade de vida dos portadores e além do mais proporcionar um aumento elevado nos gastos ao sistema de saúde, embora a assistência deva ser oferecida, mas a promoção e a prevenção seria a melhor ferramenta de política pública para saúde do indivíduo.
Palavras-chave: Diabetes mellitus. Hospital Municipal. Políticas Públicas.
1
Graduada em Pedagogia e Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Pósgraduada em Docência Multidisciplinar pela Unicen e Docência Superior pela Unip.
2
Pós-graduada em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, tutora do
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Saúde da UFMT.
3
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, professora orientadora Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Saúde da UFMT.
Introdução
Desde que a saúde no país foi instituída