DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
RESUMO: A Sociedade do século XXI busca uma educação que vise formar para a autonomia devendo fomentar nos educandos a curiosidade e a criticidade. Nesse contexto compete ao educador incentivar esses aspectos em sala de aula e contribuir para a formação de um indivíduo responsável, independente e cidadão. O educador do século XXI tem um grande desafio a ser enfrentado que é estimular o jovem para a aprendizagem com metodologias inovadoras. Esse artigo busca refletir sobre os desafios da educação na Sociedade da Informação.
INTRODUÇÃO
Nas duas últimas décadas do século XX, o cenário mundial sofreu significativas transformações tecnológicas, organizacionais, geopolíticas, informacionais, educacionais, comerciais, financeiras, institucionais, culturais e sociais, em função da nova ordem mundial que está inter-relacionada com a Revolução da Informação e do conhecimento(LASTRES, 1999). Como conseqüência dessa Revolução, as tecnologias da informação e comunicação (TICs), passaram a ser vistas como uma forma de investimeno de capital social em todas as áreas do conhecimento, que visualiza a informação como recurso produtivo, utilizado para aumentar o conhecimento das pessoas.
EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO
A aplicação de conhecimentos está relacionada às novas necessidades das organizações no atual mercado global, onde o valor dos recursos humanos é multiplicado em relação a seu grau de conhecimento, onde esse dispõe de um papel ativo que possibilita a sua valorização pessoal e profissional perante a organização em que atua.
Segundo Gadotti (2000), o conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro. Por isso há um consenso de que o desenvolvimento de um país está condicionado à qualidade da sua educação.
O educador do século XXI, figura expressiva nesse contexto, deve contribuir para a formação de um indivíduo responsável, independente e cidadão, devendo estar atento à realidade atual,