Desafio responsabilidade social
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
DESAFIO DE APRENDIZAGEM-MATRIZ DISCIPLINAR
Introdução
A Avaliação Ecossistêmica do Milênio expressa a necessidade de uma mudança radical e em curto prazo dos padrões de desenvolvimento, para que não ocorra uma tragédia em escala global.
É necessário também equilibrar o planeta, as pessoas e o progresso, o que gera uma responsabilidade entre governos, sociedades e empresas.
Diante da eminência de efeitos danosos à economia mundial, fica evidente que estruturas empresariais, sociais e políticas terão que se adaptar para uma economia dentro dos parâmetros da sustentabilidade.
O que é sustentabilidade? Sustentabilidade pode ser definida como a característica de um processo ou sistema que ele exista por certo tempo ou por tem ilimitado. Podemos dizer que é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais para satisfazer as necessidades presentes não deve comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. Portanto é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Pode ser também definida como a característica de um processo ou sistema que ele exista por certo tempo ou por tem ilimitado.Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. Uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em risco os recursos naturais, água, solo, vida vegetal, ar, do qual depende. Assim, sustentabilidade é o modelo de desenvolvimento sustentável, que segue esses princípios, diferentemente de outros modelos tradicionais que visam exclusivamente o