Desafio profissional
Centro de Educação a Distância
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
1ª SÉRIE
DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL I E FORMAÇÃO SOCIAL, ECONOMICA E POLITICA DO BRASIL
DESAFIO PROFISSIONAL
2013
PASSO 01
O movimento de reconceituação representou um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do Serviço Social, foi também um saldo qualitativo que foi se estruturando uma profissão interventiva no combate das desigualdades sociais e também um marco no processo de politização e mobilização de profissionais e estudantes com participação nos sindicatos em todo o país.
Um dos fatores da eclosão desse movimento de Reconceituação foi perda de níveis salariais das camadas médias da qual pertencia o Assistente Social, tendo como reação a sua inserção nos sindicatos.
Os assistentes sociais além de melhores salários lutavam também contra a carestia e defendiam os moradores das favelas que requisitavam saneamento básico dentre outros. Com a reflexão do movimento também perceberam que não eram considerados profissionais liberais, mas pertencentes à classe trabalhadora.
PASSO 02
O assistente social atua onde é necessária a orientação e o planejamento para a promoção de uma vida mais saudável em todos os âmbitos do convívio em sociedade. O profissional atende principalmente às pessoas carentes, com o objetivo de assegurar o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos.
A área da saúde é a que mais absorve os assistentes sociais, entendemos que a trajetória da profissão está de certa forma relacionada à história da política de saúde no país. A saúde foi uma das áreas em que os avanços constitucionais foram mais significativos, mas, apesar dos avanços a proposta não foi efetivada, havendo ainda, uma enorme distância entre o proposto e a prática do sistema público de saúde vigente. O perfil do assistente social deve se distanciar de práticas