DESAFIO PROFISSIONAL GEDALVA
Centro de Educação a Distância
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas norteadoras:
- Tecnologia da Informação e da Comunicação
- Leitura e Produção de Texto
- Desenvolvimento Pessoal e Profissional
JUAZEIRO-BA
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Dilmara Sobral da S. Serqueira RA: 342809
Gedalva da Silva Nunes RA: 337640
Luiz Antônio de Santana RA: 337642
Sandra Maria da Silva RA: 229699 Nancy Mariano Lino de Souza RA: 348512
Paula Cristiana dos Santos RA: 337316
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho apresentado para o curso de Serviço Social do Centro de Educação á distância- CEAD da universidade Anhanguera UNIDERP com requisito para obtenção de nota da disciplina.
JUAZEIRO-BA
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho resulta em um estudo com base em informações disponibilizadas pelo Ministério de Desenvolvimento Assistência Social.Iniciamos com as definições do que é CRAS Centro de Referência de Ação Social, o seu papel na assistência social, os serviços prestados, a análise do quadro de funcionários e o papel da AssistenteSocial.
Posteriormente foi pesquisado em fontes bibliográfica sobre TI Tecnologia da Informação, Sistema de Informação e Novas Tecnologias, as mudanças causadas na sociedade. Observando as vantagense o impacto causado pela exclusão tecnológica. A resistência da utilização das novas tecnologias em diversas áreas, inclusive na área de Assistência Social.
O CRAS tem percorrido um longo trajeto na sociedade brasileira, a fim de efetivar direitos das famílias em vulnerabilidade social. O Brasil é um país de regulação social tardia, ou seja, onde “os direitos sociais foram legalmente reconhecidos no século XX cujo reconhecimento legal não significa que estejam sendo efetivados”. (Sposati, 2002, p.34).
A Lei Orgânica da Assistência Social, 1993, assegura que ela é direito do cidadão e dever do Estado, que provê mínimos sociais