Cap 10 Sociedade E Estado
Sociedade, povo, nação e país
Muitas vezes usamos as palavras sociedade, povo, nação e pais como sinônimos. Mas, como você vai ver a seguir, elas não significam exatamente a mesma coisa.
Sociedade é um agrupamento de indivíduos que vivem num certo espaço geográfico e se relacionam de acordo com determinadas regras.
Povo é um grupo de pessoas que falam a mesma língua e compartilham das mesmas tradições. Nem sempre um povo tem seu próprio território. Os ciganos, por exemplo, são nômades, não têm residência fixa. Também há povos sedentários que não têm território próprio, como os bascos, que ocupam uma área na fronteira da Espanha com a França.
A palavra nação tem dois sentidos. No primeiro, significa o mesmo que povo: um conjunto de pessoas com língua e tradições comuns. No outro sentido, adotado neste livro,nação é um povo com território,governo e leis próprias, ou seja, o mesmo que país.
País, também chamado de Estado-Nação, é um povo que vive num território próprio, tendo um governo que o representa. Brasil, Estados Unidos, China e Alemanha são exemplos de países ou Estados-Nações.
A sociedade moderna ou industrial
Há mais de dois séculos, a maioria dos seres humanos vive na sociedade moderna ou industrial. Esse tipo de organização social se baseia na atividade industrial, isto é, na produção em grandes quantidades, com o uso de máquinas.
Os ciganos são um povo porque compartilham tradições em comum. Mas eles não têm território nem governo próprios. Portanto, não constituem uma nação. Uma das principais características da sociedade industrial é a divisão do trabalho. Numa indústria há grupos de operários para cada função: apertar parafusos, verificar a qualidade de cada produto, controlar o tempo gasto em cada tarefa, etc.
A divisão do trabalho se dá também entre regiões de um país e entre países.Há uma divisão do trabalho entre o campo e a cidade, assim como existe a divisão internacional do trabalho. Muitos países pobres, por exemplo,