SOCIEDADE CAPITALISTA E SUAS CONTRADIÇÕES
MARA NATÁLIA MELO CANUTO
SOCIEDADE CAPITALISTA E SUAS CONTRADIÇÕES
BARRAS - PI
2013
MARA NATÁLIA MELO CANUTO
SOCIEDADE CAPITALISTA E SUAS CONTRADIÇÕES
Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como Atividade Interdisciplinar Individual com eixo integrador das disciplinas: Ciências e Economia Política; Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III e Oficina de Formação – Questão Social.
Orientador: Prof. Maria Angela Santini; Paulo Sérgio Aragão; Sérgio de Goes Barboza.
BARRAS-PI
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 SOCIEDADE CAPITALISTA E SUAS CONTRADIÇÕES 5
2.1 O estado do Piauí : serviço de assistência psicossocial 7
2.2 A cidade de Barras: 8
2.3 O Assistente Social frente aos problemas na saúde 9
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Com objetivo de proporcionar a reflexão crítica a respeito da sociedade capitalista, suas contradições, e os desafios postos pela desigualdade social e de direito, surge neste trabalho à oportunidade de perceber quanto o Serviço Social está interligado aos diversos setores da sociedade. Seu objeto encontra-se na questão social e no conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural (advindos da sociedade capitalista e da contradição entre o capital e o trabalho), e na sua ação junto às políticas sociais.
O sistema capitalista, ou economia de mercado predominante no mundo contemporâneo é regido pelas forças do mercado, oferta e demanda, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos meios de produção. Nesse sistema, os “problemas econômicos fundamentais” são decididos livremente