Desafio Profissional 2 sem 1
CURSO: SERVIÇO SOCIAL – 1º SEMESTRE
DISCIPLINAS NORTEADORAS: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
São José dos Campos – SP
2014
PASSO 1
O que é um CRAS?
O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal ou municipal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destina ao atendimento socioassistencial de famílias.
O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.
Quais são os profissionais necessários no CRAS?
O CRAS deve contar com uma equipe mínima para a execução dos serviços e ações nele ofertados.
Se houver ofertas diretas de outros serviços de Proteção Básica – além do PAIF; programas; projetos e benefícios é necessário ampliar a quantidade de profissionais.
As equipes de referência para os CRAS devem contar sempre com um coordenador, cujo perfil é: técnico de nível superior, concursado, com experiência em trabalhos comunitários e gestão de programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais.
Qual a orientação da NOB-RH/SUAS quanto à composição da equipe de referencia do CRAS?
A orientação é que toda a equipe de referência do CRAS seja composta por servidores públicos efetivos. Isso está fundamentado na necessidade de que a equipe de referência do CRAS tenha uma baixa rotatividade, de modo a garantir a continuidade, eficácia e efetividade dos programas, serviços e projetos ofertados pelo CRAS, bem como permitir o processo de capacitação continuada dos profissionais. A realização de concursos públicos e a garantia dos direitos trabalhistas desses profissionais devem, portanto, constituir prioridade dos órgãos gestores da assistência social nas três esferas de governo.