Desafio matematica - uniderp
A Matemática Financeira é uma ferramenta muito utilizada na análise de alguma escolha de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Os juros não é uma prática exclusiva dos tempos modernos. Há fatos históricos que essa pratica já ocorria desde tempos antigos, quando a atividade econômica era fundamentalmente agrícola.
Com a criação da moeda e, mais tarde, dos mediadores financeiros (os bancos), o sistema se modernizaram. Mas o conceito fundamental continua tão simples sendo definindo Juros como uma remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. E o Capital sendo um o valor aplicado através de alguma operação financeira.
Este trabalho tem por objetivo demonstrar uma visão sistêmica e interdisciplinar para o aluno da atividade contábil, contribuindo para o desenvolvimento competente e dinâmico de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais.
E também tem a função de promover as responsabilidades do domínio das funções contábeis, incluindo as noções das atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante a sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania.
2 FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
Etapa 1
A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.
• Capital: é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Em inglês usa-se Present Value (indicado pela tecla PV nas