Desafio Letras
Ano ou série: 3ª Série
Número de alunos: 30 Meninos: 19 Meninas: 11
Descrição do perfil da turma: De modo geral a turma é bem entrosada, tem um bom relacionamento, as crianças auxiliam uns aos outros em atividades em grupo. Há algumas dificuldades no quesito comportamento perante o professor, tais como desobediência, mas em casos isolados. No que se refere à atenção e realização das atividades há alguns casos isolados também.
Dentre os alunos com problemas, foram identificados dois alunos que necessitarão de intervenção pedagógica: J.P, 8 anos, apresenta dificuldades em obedecer ao professor, interrompe os colegas enquanto estão falando, debocha dos outros e pede pra ir ao banheiro todo tempo. L.C, 8 anos, possui grande dificuldade em se relacionar com os colegas, permanece quieto o tempo todo, não quer responder as perguntas que o professor faz, fica desenhando animais e super-heróis no caderno e não gosta de atividades em grupo.
Atendendo à proposta feita pela coordenadora de usar a TAA – Terapia Assistida por Animais, conversei com profissionais da área da saúde e pesquisando sobre o assunto, ocorreu-me de usar animais distintos para as atividades. Foram escolhidos cachorro e tartaruga. Minha proposta do uso destes animais baseia-se no pressuposto que o cão será o agente socializador e integrador das crianças, enquanto que a tartaruga lhes passará o sentido de paciência e calma.
Primeiramente, em conversa com os pais e responsáveis, certifiquei-me que nenhum dos alunos tem alergia a cães e após isso, fiz contato com a Clinica Veterinária Bicho Feliz onde conseguimos a Fiona, uma cadela de 10 meses da raça Labrador e Toti, uma tartaruga mansa, fêmea de 5 meses. Foi feito um contrato para que utilizássemos os animais duas vezes na semana (Terças e Quintas), durante três meses, tempo determinado previamente para a aplicação da terapia. 12
“Os animais podem agir como poderosos catalisadores