Desafio filosofia
Centro Educacional a Distância
Ana Lucia Pereira Centurion RA 335090 Christiane Escobar C. Zubcov RA 336891
Maria Aparecida Ferreira Pinto RA 345912
Nilza Aquino RA 345973
Relação entre Filosofia e Serviço Social Serviço Social - Pólo Mace
CAMPO GRANDE
2011
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre a relação existente entre a Filosofia e o Serviço Social, entender de que forma a filosofia atua na pratica do Assistente Social, citando a importância da filosofia para decifrar a sociedade e o mundo em que se vive à postura adotada pelo Assistente Social no seu cotidiano quanto à filosofia.
Palavras chave: Filosofia, Serviço Social e Questão Social.
Relação entre Filosofia e Serviço Social
A filosofia nasceu na Grécia antiga, os primeiros filósofos são conhecidos como pré-socráticos. Pré-socráticos são os filósofos que surgiram antes de Sócrates, que deram início à primeira fase da filosofia. Os Pré-Socráticos foram os primeiros Filósofos gregos que viveram entre os séculos VII-V a.C. , foi um período Naturalista, em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza, estudavam o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito. As escolas filosóficas são: Escola Jônica; Escola Itálica; Escola Eleática; Escola Atomística.
Período socrático (séc. IV a.C.). Também conhecido como período clássico. Período Sistemático ou Antropológico: o período mais importante da história do pensamento grego (Sócrates, Platão, Aristóteles), em que o interesse pela natureza é integrado com o interesse pelo espírito e são construídos os maiores sistemas filosóficos, culminando com Aristóteles. Dizia Sócrates que a verdade é sempre incômoda para quem a diz e para quem a ouve. A filosofia não é compreendida apenas como um saber específico, e sim como uma atitude em relação ao conhecimento, tendo como principal característica o