Desafio de aprendizagem processos gerenciais
NEGOCIAÇÃO CONCEITO, PROCESSO E VARIÁVEIS BÁSICAS
1.Introdução
Negociação é um processo de relacionamento interpessoal, que se obtém quando uma pessoa deseja alguma coisa da outra. Estamos negociando diariamente, seja na família ou no trabalho. Então negociação é desde um breve e simples diálogo com nosso familiar ou colega de trabalho até acordos entre nações, tendo como objetivo alcançar um entendimento.Pode-se dizer que é um longo e complexo processo de conversação. Sendo assim, poderá acontecer em diversas áreas.
Negociar é uma habilidade e, por isso, requer treinamento e aprimoramento. Até mesmo para aprender a controlar as emoções, de modo que não abalem o raciocínio e atrapalhem o seu planejamento. Muitas vezes, achamos que a negociação só começa quando encontramos a outra parte para dar início às conversas que levarão ao acordo. Mas, na verdade, para que o acordo seja alcançado e atenda às nossas expectativas, precisamos fazer um longo “dever de casa”. A negociação é um processo composto por etapas. Neste processo é muito importante que a comunicação entre as partes seja eficaz, reduzindo-se significativamente as chances de má interpretação.
No filme Uma Linda Mulher, há uma cena em que Edward Lewis (Richard Gere) negocia com Vivian Ward (Julia Roberts) para ela ficar mais uma semana com ele e depois de negociarem eles revelam o preço que estavam dispostos a pagar.
Pois é, nesta cena chama a atenção o fato de cada um dos envolvidos na negociação ter claro para si o limite mínimo aceitável. Quando se tem esta percepção, há uma facilidade de negociar, pois se sabe até onde se pode ir. Em qualquer negociação haverá 3 variáveis básicas influenciando o processo: poder, tempo e informação.
O processo de negociação requer que, uma vez estabelecidos os objetivos, sejam traçadas estratégias e táticas que sejam capazes de alcançá-los. Conforme José Augusto Wanderley, “as estratégias e táticas referem-se a informação, tempo e