Desafio 1 Bim
Lei de Diretrizes e Bases da Educação
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão das diversidades e multiculturalismo dentro das escolas do Brasil nos dias atuais. Esta reflexão é muito importante para a formação do educador dos dias atuais, pois este irá enfrentar diversos desafios como docentes, tendo em vista a pluralidade cultural do nosso país. Não temos a pretensão de esgotar o assunto em si, mas ficaremos recompensados se conseguirmos despertar em você leitor, a atenção para este ponto tão importante nas escolas brasileiras. Documento:
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)
Desde a promulgação da constituição de 1988 as bases legais norteadoras dos processos educativos vêm trazendo em seu contexto de produção de texto aspectos para a promoção do multiculturalismo. A constituição de 1988 traz em seus princípios fundamentais, no Art. 3º, inciso IV como um dos objetivos “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.” (BRASIL, 1988). Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9394/96, consta em seu Art. 3º princípios embasadores do ensino no inciso IV o “respeito à liberdade e apreço à tolerância” (BRASIL,1996). Durante os anos posteriores a 2002, há uma renovação na conjuntura política brasileira, de modo que os novos movimentos sociais se incorporam cada vez mais na gestão influenciando significativamente a construção bem como a execução das políticas educacionais.
Foram instituídos planos, ações, legislações, dentre outros instrumentos que inserem as diversidades de identidades e culturas nos currículos e nas formações dos/as educadores/as. Uma ação significativa da Secretaria Especial dos Direitos Humanos foi a criação de um Plano Nacional de Educação