Desaf
Setembro de 2012 |
Desafios de sustentabilidade em um mundo em transição.
O conceito de sustentabilidade ganhou destaque no século 21. O aquecimento global, as mudanças climáticas, a escassez da água e a poluição dos recursos naturais são assuntos constantes nos noticiários e no nosso dia-a-dia, caracterizando um problema ambiental no planeta e estimulando a sociedade a lutar contra esse cenário crítico que vivemos.
A bandeira do desenvolvimento sustentável, no entanto, já vem sendo levantada há algum tempo. O termo foi criado em 1987 durante uma reunião da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU.
A partir daí, desenvolvimento sustentável passou a ser “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades”. Em outras palavras, sustentabilidade representa o equilíbrio na relação sociedade / natureza, levando em conta os aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos dessa sociedade, sem prejudicar a qualidade de vida no futuro.
Devido à crise ambiental que estamos enfrentando, muitos empreendimentos têm promovido ações de sustentabilidade, apesar disso, ainda são raros os empreendimentos que, realmente, podem ser considerados sustentáveis. Há algumas dificuldades em se implantar a sustentabilidade, pois, os tomadores de decisão hoje são em sua maioria pessoas com 40 a 60 anos que se formaram em uma época em que a questão da sustentabilidade não era abordada nas universidades e nem era um problema em escala global.
Outra dificuldade está na economia, as tecnologias limpas ainda são caras e uma empresa que está acostumada a utilizar uma determinada tecnologia somente a substituirá quando tiver certeza que a nova lhe trará resultados melhores que os atuais, sendo essa substituição arriscada no contexto competitivo que temos hoje em dia.
O próprio consumismo do