Des problemas financeiros
Saiba quais são os controles financeiros essenciais que ajudam a manter a empresa no rumo certo
Estadão PME
Compartilhar5
André Conti/AE
Tropeços na gestão financeira fazem a empresa navegar sem bússola. Ao desconhecer ou simplesmente errar os cálculos que indicam a situação do fluxo de caixa, das despesas, das receitas e do lucro, o negócio perde o rumo.
::: Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
Com a ajuda do Sebrae-SP, o Estadão PME responde as dúvidas mais básicas sobre finanças. Tudo para tentar auxiliar o empreendedor a tomar as rédeas de seu negócio
1.Quais são os principais instrumentos de controle utilizados na gestão financeira?
O mais importante é o fluxo de caixa. Seu objetivo é apurar o saldo disponível para se tomar a decisão de captar os recursos necessários, ou aplicar os recursos disponíveis. O saldo de caixa não indica, necessariamente, que a empresa está tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais. No fluxo de caixa deverão ser registrados todos os recebimentos (vendas à vista, recebimento de duplicatas e outros recebimentos) e todos os pagamentos (compras à vista, pagamentos de duplicatas, pagamento de despesas, outros pagamentos) previstos para o dia.
Outra ferramenta essencial é o demonstrativo de resultados. Seu objetivo é mostrar o resultado financeiro (lucro ou prejuízo) das vendas realizadas no período. No demonstrativo de resultados deverá constar o valor total das vendas realizadas no período, independentemente do seu recebimento, o custo das mercadorias vendidas, independentemente de seu pagamento, e as despesas decorrentes de suas atividades operacionais.
2.Qual a diferença entre despesa, investimento e custo?
Investimento representa os valores gastos com a aquisição de bens como máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, informática, pagos de uma única