Problemas financeiros
Normalmente, devem ser elaborados dois fluxos de caixas por período:
Fluxo de Caixa Real – Registra os acontecimentos efetivos de movimentação de numerários de uma empresa
Fluxo de Caixa Planejado (ou Projetado) – Que trata de planejar, antever, os fluxos de dinheiros em um período futuro, tem como objetivo básico de projetar as entradas e saídas de recursos financeiros, avaliando a necessidade de captar recursos ou aplicar os excedentes de caixas.
Com o fluxo de caixa feito antecipadamente, ajudará o gestor evitar situações de falta ou de excesso de dinheiro, quanto e quais serão os compromissos para um determinado período , assim como, a previsão de ingressos de numerários provenientes das vendas á vista e também de recebimentos de clientes que compraram á prazo, sendo assim o fluxo de caixa planejado é a ferramenta que permite um pré diagnóstico de encaixes e desencaixes do período, fornecendo ao gestor informações antecipadas de excessos de caixas.
“Um importante elemento na estimativa do fluxo de caixa é a identificação dos fluxos de caixas relevantes, que são definidos como uma série específica de fluxos de caixa que deveria ser considerada na decisão em questão. Erros são muitas vezes cometidos nesta etapa, mas duas regras principais podem ajudar os analistas financeiros a evitar erros: (1) as decisões no campo de orçamento de capital devem ser baseadas em fluxos de caixas não em lucros contábil, e (2) apenas os fluxos de caixas incrementais são relevantes para a decisão de aceitação/rejeição.” (Weston, J. Fred; Brigham, Eugene F., 2000 p.418) Segundo Hoji, 2001 As principais contas patrimoniais que exerce forte impacto no caixa são:
Contas a Receber
Estoques
Contas a Pagar
A administração de caixa é uma das