Dermatose ocupacional
A saúde do trabalhador e a convivência sadia entre este e seu ambiente de trabalho, é de vital importância para o bem estar da empresa, pois trabalhador feliz, produção em alta. Para tanto, é necessário que alguns cuidados sejam tomados quanto a saúde dos trabalhadores, quando os mesmos trabalham direta ou indiretamente com produtos perigosos(de origem química, física ou biológica) os quais provocam freqüentemente dermatites ou dermatoses nos indivíduos, quando os mesmos ficam em contato com estes tipos de produto sem a mínima higiene exigida ou a proteção adequada. Desta forma, um dos objetivos deste trabalho, é expor as principais dermatoses ocupacionais e seus principais causadores, para que, tendo um conhecimento prévio possamos identificá-los e preveni-los.
2 DERMATOSE OCUPACIONAL - DEFINIÇÃO Dermatose Ocupacional é toda alteração de mucosas, pele e seus anexos que seja direta ou indiretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade profissional ou no ambiente de trabalho. Ali (1997)
3 CAUSAS DAS DERMATOSES OCUPACIONAIS Dois grandes grupos de fatores podem ser enumerados como condicionadores de dermatoses ocupacionais: - causas indiretas ou fatores predisponentes; - causas diretas, constituídas por agentes biológicos, fisícos, químicos existentes no meio ambiente e que atuariam diretamente sobre o tegumento, quer causando a dermatose, quer agravando uma preexistente. Birmingham (1998). 3.1 Causas indiretas ou fatores predisponentes - Idade: trabalhadores jovens são menos experientes e costumam ser mais afetados por agirem com menor cautela na manipulação de agentes químicos, potencialmente perigosos para a pele. - Sexo: homens e mulheres são igualmente afetados. Contudo, as mulheres apresentam maior comprometimento nas mãos e podem apresentar quadros menos graves e de remissão mais rápida. - Etnia: pessoas das raças amarela e negra são mais protegidas contra a