DERMATOSE OCUPACIONAL
Dermatoses ocupacionais são todas as alterações na pele ou mucosas geradas por algum agente presente na atividade que exerce no trabalho, causando alergia e irritação.
CAUSAS
CAUSAS INDIRETAS
Idade (o jovem está mais exposto pela sua falta de prática no trabalho, e por agir sem um maior cuidado com os agentes que causam a dermatose);
Sexo, mesmo mulheres e homens sendo afetados da mesma forma pela doença, as mulheres tem maiores cuidados, têm uma melhora rápida;
Etnia, pessoas negras e amarelas têm uma maior proteção contra o sol;
Clima, a umidade e a temperatura influenciam na doença e o trabalho ao ar livre, o trabalhador está exposto a luz solar, picadas de insetos, etc.
Condições do Local do Trabalho, qualquer anormalidade do local de trabalho que pode causar algum tipo de irritação, como poeira, nevoa... e também a má utilização de EPIs caso o local do trabalho exija o mesmo.
E as CAUSAS DIRETAS que são os agentes químicos (cimento, borracha, petróleo, etc.), biológicos (bactérias, fungos e insetos) e físicos (Calor, frio, vibração, etc.).
DERMATOSES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
São preocupantes as dermatoses ocupacionais na construção civil, pois a maioria dos trabalhadores são informais, e não tem uma correta instrução do trabalho a ser realizado com segurança.
Após uma pesquisa divulgada no blog thiagosilva7.blogspot.com, foi apurado que:
Essas são algumas das dermatoses causadas pelo contato da pele com o cimento:
Dermatite irritativa de contato
Dermatite irritativa forte de contato (queimaduras pelo cimento)
Dermatite alérgica de contato
Hiperceratose
Paroníquias
Onicolises
Sarna dos pedreiros
Conjuntivites
Ulceração da córnea
DIAGNÓSTICO
As dermatoses ocupacionais são diagnosticadas com exames e acompanhamento médico, verificando se há melhoras no quadro do paciente com afastamento do trabalho.
Para acontecer a diferenciação entre dermatites de contato alérgicas e irritativas o paciente responde algumas perguntas ajudando em seu diagnostico.
O