Derivação ventricular externa
Sinônimos: Polirradiculoneurite aguda, polineuropatia desmielinizante
A síndrome de Guillain-Barré é uma doença grave que ocorre quando o sistema de defesas (imunológico) do corpo ataca parte do sistema nervoso por engano. Isso leva à inflamação dos nervos, que provoca fraqueza muscular.
Causas
A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune (o sistema imunológico do corpo ataca a si próprio). A causa exata da síndrome de Guillain-Barré é desconhecida. A síndrome pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em pessoas de ambos os sexos entre 30 e 50 anos.
Ela normalmente surge após uma infecção pequena, como uma infecção pulmonar ou gastrointestinal. Na maioria das vezes, os sinais da infecção original desaparecem antes que surjam os sintomas da síndrome de Guillain-Barré.
A vacinação contra a gripe suína em 1976 pode ter provocado casos raros de síndrome de Guillain-Barré. Entretanto, as vacinas contra a gripe suína e a gripe normal usadas atualmente não provocaram mais casos da doença.
A síndrome de Guillain-Barré danifica partes dos nervos. O dano nervoso provoca formigamento, fraqueza muscular e paralisia. A síndrome de Guillain-Barré afeta mais frequentemente o revestimento do nervo (bainha de mielina). Essa lesão é chamada de desmielinização e faz com que os sinais nervosos se propaguem mais lentamente. O dano a outras partes do nervo pode fazer com que o nervo deixe de funcionar completamente.
A síndrome de Guillain-Barré pode ocorrer juntamente com infecções virais, como:
• AIDS • Herpes simples • Mononucleose
Ela também pode ocorrer com outras doenças, como lúpus eritematoso sistêmico ou doença de Hodgkin.
Algumas pessoas podem adquirir a síndrome de Guillain-Barré após uma infecção bacteriana. Uma síndrome similar pode ocorrer após uma cirurgia ou quando alguém está gravemente doente (neuropatia de doença crítica).
Exames
Um histórico de fraqueza muscular