derivados do petroleo
A intenção deste trabalho é oferecer, de maneira geral, um instrumento para o conhecimento sobre os derivados do petróleo em geral, e que o mesmo seja um guia para aqueles que estejam interessados em saber sobre algumas matérias primas produzidas a partir do petróleo.
GASOLINA
Utilização
A gasolina é altamente inflamável e muito utilizada como combustível para automóveis e motocicletas. É utilizada na forma comum ou aditivada (com aditivos que facilitam a limpeza do sistema de combustível).
Desvantagens do uso
Por se tratar de um combustível fóssil, a queima da gasolina provoca a emissão de gases poluentes, responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global.
Tipos de gasolina
Gasolina tipo A e tipo C
A gasolina tipo A é a gasolina sem álcool, ou seja, conforme ela é produzida nas refinarias ou petroquímicas. Aqui no Brasil, por lei, é obrigatória a adição de álcool,
Gasolina comum e gasolina aditivada
A única diferença é o aditivo. A octanagem é a mesma. Não influencia a potência do carro. A diferença está na octanagem. A Premium tem 91 octanas IAD (Índice Auto Detonante), enquanto a comum e a aditivada tem 87 octanas.
Gasolina F1
A gasolina da F-1 é especialmente desenvolvida para competição. Não é a mesma gasolina comercializada nos postos.
Gasolina Podium
É a melhor gasolina do mercado. Possui uma octanagem superior as demais gasolinas encontradas no País, que proporciona um maior desempenho dos motores.
Baixa formação de depósitos.
Isenta de benzeno e menor teor de enxofre (30 ppm), permitindo uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente.
Recebe os mesmos aditivos da Gasolina BR Supra.
Recebe, por força de lei federal, a adição de 20% de álcool anidro.
E alaranjada devido a adição de corante laranja ao AEAC.
Gasolina premium
É um tipo de combustível vendido no Brasil com um índice de octanagem maior.
Quanto custa?
A ANP tem um