Derivados do Petroleo
Utilizamos o petróleo há muito tempo e acabamos nos tornando dependentes! A seguir citarei seus principais derivados utilizados diariamente.
O asfalto é muito importante e estima-se que existam cerca de 18 milhões de quilômetros de ruas pavimentadas no mundo todo. O asfalto pode ser definido asfalto como uma forma semissólida de petróleo que pode ser natural ou refinada.
Têm se associado o avanço da tecnologia do petróleo ao surgimento da medicina moderna. Muitos dos medicamentos atuais são derivados do benzeno, que por sua vez é um derivado do petróleo. Exemplo: aspirina.
A borracha sintética é forte e resistente. Substituindo o látex, ele é utilizado em tênis, botas e pneus. A borracha sintética é utilizada também na fiação e no isolamento de fios, mas seu custo é elevado, sendo consequentemente pouco usado.
Os lubrificantes são essenciais para diminuir o atrito entre duas superfícies que se movimentam. Ex.: peças do motor do carro.
Quase todos os plásticos são feitos de petroquímicos e ele está muito presente em nosso dia a dia.
Em alguma parte do processo na indústria, muitos alimentos entram em contato com o petróleo. Ex.: corantes, aromatizantes e principalmente, conservantes alimentares. A indústria petrolífera ajuda a agricultura a produzir mais, cultivá-los mais rápido e mantê-los por mais tempo conservados. Lembrando de que ele polui muito a atmosfera.
Nos tecidos sintéticos as fibras à base de petróleo são duráveis, prontamente disponíveis e de cuidado fácil.
Os produtos de limpeza são uma mistura de algumas substâncias químicas sintéticas, sendo a maioria delas petroquímicas.
Os cosméticos derivados de petróleo (como óleos, perfumes e ceras) compõem cerca de 80% de um cosmético. Ex.: Xampus, condicionadores e tinturas para cabelo.
Desta lista, o derivado mais óbvio são os combustíveis como a gasolina, diesel e combustível de aviação que respondem por cerca de 72% do consumo mundial de petróleo.
Consequências do Petróleo
Os