Derivados de Petroleo
A humanidade usa derivados do petróleo desde a antiguidade, mas foi a partir de meados do século XIX que nos tornamos extremamente dependentes dele.
Não é à toa que guerras estão em andamento e que outras virão por causa do petróleo. A quantidade de produtos derivados do petróleo é assustadora, parece não ter fim. Nessa lista, veremos 10 coisas que usamos praticamente todos os dias e que são feitas de petróleo.
– Cosméticos – Borracha sintética – Lubrificantes – Medicamentos – Produtos de limpeza – Asfalto – Tecidos sintéticos – Comida – Plástico – Combustível
É praticamente impossível pensar o dia a dia sem a participação de algum produto obtido a partir da indústria petroquímica. Essa indústria, que utiliza derivados do petróleo ou do gás natural como matéria-prima, nos traz conforto e praticidade, sem que imaginemos quanta tecnologia e conhecimento estão envolvidos nas coisas mais simples.
Conheça as principais aplicações de alguns dos produtos petroquímicos básicos:
Eteno – o seu principal derivado é o polietileno que é usado na fabricação de sacos plásticos para embalagem de produtos alimentícios e de higiene e limpeza, utensílios domésticos, caixas d’água, brinquedos e playgrounds infantis. Dentre suas outras aplicações podemos destacar o PVC, usado na construção civil, em calçados e em bolsas de sangue.
Propeno – é a matéria prima para o polipropileno, usado, por exemplo, em embalagens alimentícias e de produtos de higiene e limpeza, peças para automóveis, tapetes, tecidos e móveis. Apresenta, além dessa, diversas outras aplicações como, por exemplo, produção de derivados acrílicos para tintas, adesivos, fibras e polímero superabsorvente para fraldas descartáveis.
Butadieno – usado principalmente na produção de borracha sintética, em pneus e solados para calçados, por exemplo.
Aromáticos – são matérias-primas para produtos como o PET utilizado em