Derivada
Podemos observar que a globalização derrubou as barreiras econômicas, culturais e sociais na maior parte do globo, processo esse que consistiu em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. Isso pode ser observado claramente com a formação dos blocos econômicos; na Europa a União Européia, aqui na América o Mercosul.
As novas tecnologias, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.
Isso não significa que essa melhora se estendeu para todas as partes do globo. A globalização não necessariamente implica em melhoria das condições de vida da sociedade, sendo que os países pobres estão muito longe de conquistar os benefícios da globalização. A dependência dos países subdesenvolvidos em relação aos países desenvolvidos aumentou e seus graves problemas sociais não foram resolvidos.
E tudo isso vem acompanhado pela Democracia, de acordo com a própria etimologia da palavra defini-se a democracia como o governo do povo, pelo povo e para o povo, num ambiente globalizado e teconolóogico como vivemos a democracia seria o ponto alto para a construção de uma socidade justa e igalitária.
Mas que na prática, sabemos que isso não não é o que acontece, muito ainda há de se fazer para que isso seja cumprido de fato. Haja vista as recentes manifestaões que acorreram e vem ocorrendo no Brasil, isso mostra o quanto o povo anda descontente com seus governantes, que fazem um governo, não para o povo, mas sim para seu próprio benfício.
E para agravar ainda