Deriva Continental
Alfred Wegener criou a teoria de que a cerca de dois milhões de anos havia um único continente, chamado Pangeia, e um único Oceano chamado Pantalassa.
O seja, os continentes que conhecemos hoje, da forma que são eram grudados, e depois de milhões de anos houve uma separação gerando dois continentes, o Láurasia e a Godwana e a partir daí os continentes continuaram se fragmentando até chegarem a forma atual de como conhecemos hoje.
A teoria surgiu quando Wegener constatou que as formas litorâneas do continente Africano e da America do Sul se encaixavam, de maneira assim que estavam juntos a milhares de anos atrás, a teoria tomou força quando fósseis da mesma espécie de animais foram encontradas em continentes diferentes, sendo impossível que os animais atravessassem o oceano, a explicação então seria de que os continentes encontravam-se unidos.
A teoria foi aceita somente na década de 60 devido ao sistemático mapeamento das águas profundas, descoberta das fossas abissais, paleomagnetismo das rochas oceânicas, entre outros progressos em áreas relacionadas.
Foi comprovado que a América do Sul se afasta três cm por ano do continente Africano.
Introdução 01
Esse trabalho conterá pesquisas sobre o planeta terra. Onde estarão contidas diversas informações sobre Placas Tectônicas, e seus efeitos naturais e para nós humanos. A principal ideia do trabalho é