DER e Banco de Dados Orientados a Objetos
1. DER - Diagrama Entidade Relacionamento
2. Banco de Dados Orientados a Objetos
}
JK, Mauricio de Nassau
Tec. Informática – 301, Manha, 7 ás 10
Prof { Fabiana Telles }
Aluno { Joismar Antonio }
1. DER – Diagrama Entidade-Relacionamento
O Diagrama Entidade-Relacionamento descreve toda estrutura lógica do banco de dados. É possível construí-lo a partir de um MER – Modelo Entidade Relacionamento, identificando assim a partir de um conceito do mundo real como os dados serão armazenados de fato. Ele é a principal representação gráfica do Modelo de Entidades e Relacionamentos (MER). É usado para representar o modelo conceitual do negócio.
MER: O Modelo Entidade-Relacionamento tem o objetivo de representar as estruturas de dados da forma mais próxima do mundo real dos negócios. Existem três conceitos no Modelo Entidade Relacionamento: Entidade, Atributo e Relacionamento.
Entende-se que Entidade são objetos, as características dos objetos são os Atributos, e a relação entre os objetos são os relacionamentos.
1.1. Relacionamento:
1.1.1. Cardinalidade:
Relacionamento 1..1 (lê-se relacionamento um para um) - indica que as tabelas têm relacionamento unívoca entre si. Você escolhe qual tabela vai receber a chave estrangeira;
Relacionamento 1..n (lê-se um para muitos) - a chave primária da tabela que tem o lado 1 vai para a tabela do lado N. No lado N ela é chamada de chave estrangeira;
Relacionamento n..n (lê-se muitos para muitos) - quando tabelas têm entre si relacionamento n..m, é necessário criar uma nova tabela com as chaves primárias das tabelas envolvidas, ficando assim uma chave composta, ou seja, formada por diversos campos-chave de outras tabelas. A relacionamento então se reduz para uma relacionamento 1..n, sendo que o lado n ficará com a nova tabela criada.
1.1.2. Representação gráfica
1.2. Entidade: É qualquer coisa, concreta ou abstrata, incluindo associações entre entidades,