depressão
A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade há muito tempo.
É uma patologia que tem por sua vez varias causas, entre elas, causas genéticas, uma tendência familiar, causas físicas (como desequilíbrio hormonal) ou por meio de medicações que tem efeitos depressões secundarias, psicodinâmicas (relações com familiares, amigos etc.), fatores sociais, acontecimentos traumáticos, mas vários estudos e evidencias que um dos fatores mais importantes para o surgimento da depressão são alterações químicas no cérebro do individuo deprimido.
Essas alterações estão presentes principalmente nos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina, e em menor proporção, dopamina). Substancias que transmitem impulsos nervosos entre as células nervosas.
Causando assim ao indivíduo depressivo vários sintomas como: Ansiedade, angustia, desânimo, tristeza, pessimismo, desinteresse, falta de motivação, sentimento de medo de culpa, insônia ou aumento do sono, interpretação destorcida e negativa da realidade, no geral um desinteresse pela vida, chegando muitas vezes a pensar e até mesmo cometer suicídio.
A depressão é uma doença como tantas outras, e por isso também é imprescindível um bom tratamento.
E nesse tratamento é muito importante à intervenção medica e psicológica.
E é também muito importante considerar o tratamento medicamentoso, como antidepressivos, que ao contrario de muitos pensamentos populares, não são drogas que provocam euforia e vicio, mas sim completa um tratamento eficaz.
Um outro modo de tratamento é a terapia, muitas vezes usado com eficiência em conjunto com o tratamento médico.
As terapias são desenvolvidas de uma forma especifica a cada paciente, tendo em foco no tratamento a mudança de pensamentos, crenças e comportamento do individuo depressivo, fazendo assim com que ele tenha uma nova e melhor perspectiva de vida e de futuro.
É muito importante que todos os indivíduos