Depressão
A depressão está mais presente na separação de abandono do que a da morte. Pessoas deprimidas sentem-se desamparadas e fracas.
Jacobsom (1971) baseou-se na formulação de Freud ao sugerir que pacientes deprimidos se comportam, como eles próprios fossem o objeto amado perdido e sem valor ( o paciente esta atormentado por um superego maldoso e não compassivo que esta constantemente esperando mais do que ele pode dar, tornado assim vitima de su superego).
O suicídio esta associado de forma mais importante aos transtornos depressivos. Comportamento suicida pode ser tanto psicológico ou biológico. Há 3 desejos que contribui para o ato suicida : objeto interno -> matar; o desejo de ser morto; e o desejo de morrer. Os suicidas sentem-se, por exemplo, uma vingança satisfatória contra seus pais.
Sete fatores preditores de suicidas: ataque de pânico, ansiedade psíquica, severa perda de prazer e interesse, distúrbios depressivos que envolvem um rápida mudança de humor de ansiedade para depressão e para raiva,abuso de álcool, concentração diminuída e insônia global.
O primeiro passo para o tratamento psicoterapêutico de depressão: o rapport deve-se apenas empatizar com o ponto de vista do paciente. Não pode ressaltar pontos positivos como por exemplo: pq esta assim olha o quanto de pessoas e coisas que vc tem ao seu redor, pois estes são os maiores erros familiares e de alguns profissionais , isso pode Levar o paciente a sentir menos compreendido e sozinho cosequetemente mais suicida. Deve transmitir a compreensão de que existe de fato uma razão para estar deprimido. Para assim o paciente aceitar o tratamento e