Lauda teoria da contabilidade
A Contabilidade é a ciência das contas comerciais, com escrituração da receita e da despesa. É o serviço encarregado dessas contas.
O Núcleo Central da Contabilidade constitui-se das informações de natureza financeira e econômica. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.
Seu objetivo fundamental é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade com o objetivo de obter conclusões sobre suas tendências futuras.
Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, um instrumento útil à tomada de decisões.
Para tal, devem ser observados dois pontos:
1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro.
2. A contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.
Quanto as finalidades é social, como metodologia, é parcialmente social, ou seja, tem alcance social em termos amplos, além do estritamente econômico porque informa à sociedade quão bem, ou mal, certa entidade utiliza seus recursos,. Sendo assim, a contabilidade exerce um papel de grande relevância nessa mesma sociedade pois, além das demonstrações contábeis tradicionais a entidade , por meio da contabilidade, fornece outras específicas. É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica
(ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).
Postado por Luiz José
Fonte: http://teoriascontabeis.blogspot.com.br/2009/09/o-objetivo-da-contabilidade.html