Psicológicos i
Sensação se diferencia de percepção, pois detecta energias físicas do meio ambiente podendo assim ser codificada como sinais neurais enviando para o cérebro (luz, cheiro, som, paladar, olfato, tato, noções de movimentos corporais) Percepção quando nossas mentes interpretam o que os sentidos detectam, tendo que selecionar, organizar e interpretar nossas sensações.
A tradução sendo um processo pelo qual o estimulo do ambiente (luz, composto químico) ativo em um receptor e são convertido em energia elétrica, os sistemas sensoriais convertem energia do estimulo em mensagens neurais.
A luz solar é formado por radiações emitidas pelo sol, ela atinge nosso corpo através de raios solares penetrando em nossa pele, levando substancias radioativas luminosas e energéticas. A luz, proveniente de um objeto de interesse, atravessa os meios transparentes dos olhos e chegam à retina, convertidos em impulsos elétricos que são levados ao córtex occipital, através dos neuros e vias opticas, no córtex os impulsos são decodificados na forma de uma impressão visual, a retina é responsável pela descrição dos objetos. A visão é feita pelo cérebro, os olhos funcionam como órgãos de conversão seletivos de estimulo luminoso em sinais elétricos, durante todo o trajeto através do sistema visual, os estímulos vão sendo depurados até gerarem uma impressão visual única, no córtex occipital.
Através das pesquisas descrevemos as funções dos cones sendo células do olho humano com a capacidade de reconhecer as cores, existem aproximadamente seis milhões em cada olho humano concentrada na região forea, a ausência ou deficiência nos cones da origem ao daltonismo, levando a pessoa ao não reconhecimento ou trocas de cores. Outra célula chamada de Bastonetes tendo a capacidade de reconhecer a luminosidade baixa, ou seja, responsável pela visão noturna, pelo nome derivado a sua forma alongada e cilíndrica, também usados na visão periférica, são 100 vezes mais sensíveis à luz que os cones, mas