Administração
De acordo com a nova configuração das escolas brasileiras, é necessário haver uma modificação na gestão das mesmas, no sentido de torná-las mais democráticas a atrativas para alunos, professores e comunidade em geral. A escola inclusiva possui um caráter colaborativo que implica no desenvolvimento de valores como a importância de pensar, viver e organizar o espaço escolar a fim de incluir todos os alunos, inclusive os que possuem alguma chamada “necessidade especial”. Uma escola inclusiva é aquela na qual pessoas compartilham projetos e decisões e transformam-na em um grande centro de oportunidades legítimas de desenvolvimento pessoal e profissional.
A ação da direção da escola é primordial: ela guia, estimula e facilita a colaboração entre todos os profissionais que trabalham na instituição. Segundo Hines – autor de Intervention in School and Clinic – há quatro dogmas que devem fundamentar o trabalho do diretor: 1) Manutenção de uma comunicação aberta com os professores da instituição, bem como estimular e intermediar a comunicação livre e honesta. Para alcançar o sucesso, ações como agendar tempo para planejamento conjunto são essenciais. 2) Compartilhar a liderança e incitar a troca de conhecimento entre professores especializados e regulares para não haver conflitos entre eles e sim união de forças, estimulando-os a compartilhar suas experiências . 3) O estabelecimento de metas e objetivos comuns. 4) A importância de trabalhar mediante uma sistemática de resolução de conflitos.
Os aspectos do diálogo e da colaboração também são fundamentais no processo de construção de uma escola inclusiva. A gestão escolar compartilhada aumenta as possibilidades de todos assumirem os projetos da escola, visando minimizar as dificuldades do contexto institucional.
* Cite alguns procedimentos que devem ser indicados ao corpo docente a fim de estimular a