Deposição de rcd em uberlândia
Na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, a geração de Resíduos de Construção e Demolição - RCD atinge 1000 toneladas diárias, o que representa cerca de 2 kg/hab.dia. Esta quantidade supera a geração dos resíduos sólidos municipais na ordem de 760 g/hab.dia. O entulho da construção civil corresponde a 63,2% dos resíduos gerados no município.
Parte considerável desse entulho é descartada irregularmente, principalmente, nas regiões periféricas do município, acarretando efeitos lesivos ao meio ambiente e à população, onerando os cofres públicos. Esta prática ocorre em Uberlândia e em vários outros municípios pelo país afora, no entanto não se tem dados obtidos de pesquisas formais, sendo o assunto tratado no campo das estimativas.
Diante desse quadro, percebeu-se a necessidade de se desenvolver estudos voltados à análise do problema dos RCD na cidade de Uberlândia, para compreender o fenômeno, de forma a contribuir para a melhoria da gestão dos resíduos sólidos locais.
O estudo foi realizado em dois bairros da periferia da cidade – o Guarani e o Tocantins, e consistiu em diagnosticar - quantificar, qualificar e caracterizar a dinâmica das deposições clandestinas de RCD, com enfoque no âmbito da execução informal de obras de construção civil e suas conseqüências. Analisou-se também a gestão da administração municipal e as ações de adequação à Resolução CONAMA Nº 307 (BRASIL, 2002).
A metodologia da pesquisa incorporou o mapeamento dos principais pontos de deposição irregular na área de estudo com a identificação de duas áreas mais comprometidas pela deposição que serviriam ao estudo da dinâmica; Observação direta intensiva e registro fotográfico sistemático da dinâmica das deposições e dos impactos gerados; Caracterização qualitativa do RCD por catação (separação manual) dos seus constituintes