TCC sobre residuos da construçao civil
A engenharia é conhecida por ser uma ciência onde se aplica conhecimentos e habilidades em busca da criação perfeita de estruturas, e é através dela que se aprimora e acrescenta conhecimentos a engenharia civil. A engenharia civil é por sua vez de grande importância, pois é ela quem agrega as transformações ao meio natural em busca de um meio construtivo, visando agregar a estas modificações a responsabilidade com as atividades sociais e econômicas.
Toda e qualquer transformação provinda da construção civil é passível de resíduos líquidos e principalmente dos resíduos sólidos, resíduos estes provindos de diversas áreas da construção, como restos de concreto, tijolos quebrados, madeiras, telhas, blocos entre outros. Estes descartes da construção recebem o nome de Resíduos de Construção e Demolição (RCD).
A preocupação com o RCD é crescente e cada vez mais discutida no âmbito ambiental. Para Araújo (2000) a deposição correta dos materiais minimiza vários riscos a saúde humana, pois a deposição incorreta dos resíduos tendem a acumular água, acarretando assim a proliferação de mosquitos e outros vetores de doenças. Outro ponto relevante quanto a destinação final é prever a sustentabilidade do ecossistema.
Segundo Gonçalves (2006), a primeira definição da palavra sustentabilidade foi definida por Brutland Report em 1987, onde dizia que o desenvolvimento sustentável é aquele que tem por objetivo atende a necessidade do presente sem comprometer as gerações futuras. Entretanto para John (2000), o desenvolvimento sustentável surge como decorrência a preservação do meio ambiente, assim podendo se perpetuar e garantir a sobrevivência da espécie humana. Todos estes argumentos apontam que devemos cuidar das atitudes presentes visando minimizar prejuízos futuros. Nesse contexto, no ano de 2002 o Brasil criou uma legislação reguladora destes resíduos que é feita pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) através da resolução n° 307 onde estabelece