Viabilidade economica de uma usina de reciclagem de entulho
São Paulo, abril de 2012
Página 1 de 21
Manual do Programa de Qualidade Abrecon/ UNINOVE
Convênio:
Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição –
Abrecon/ Universidade Nove de Julho – UNINOVE
Coordenação: Levi Torres
Orientação:
Professor Dr. Eng. João Alexandre Paschoalin Filho
Estudantes participantes:
Miguel Alfano Neto
Romário Rocha Vieira
Bárbara Moreira de Alleluia
Autores:
João Alexandre Paschoalin Filho - Uninove
Levi Torres - Abrecon
Versão
Q1/ 2012
Próxima atualização
Dia 20 de maio de 2012
Página 2 de 21
1. A Construção Civil e a geração de resíduos
A construção civil possui relevante importância no desenvolvimento do país. Estima -se que este setor seja responsável pela geração de investimentos superiores a R$ 90 bilhões por ano.
A demanda por mão de obra também acompanha a necessidade de crescimento desta atividade que é responsável pela geração de 62 empregos indiretos para cada 100 empregos diretos. Este setor econômico também desempenha importante papel social, uma vez que contribui diretamente na redução do déficit habitacional e de infra-estrutura, indispensável ao progresso. Contudo, a indústria da construção civil é também responsável por um consumo considerável de recursos naturais, uma vez que muitos dos insumos que entram na produção dos materiais de construção são obtidos pela extração em jazidas para atender à demanda de mercado.
Estima-se que 50% dos recursos materiais extraídos da natureza estão relacionados à atividade de construção. DIAS (2004).
Além dos impactos causados pelo extrativismo, a construção civil também arca com o ônus de impor ao ambiente outras formas de agressão tais como: poluição do ar, poluição sonora, contaminação de solo, geração de resíduos etc.
John & Agopyan (2000), comentam que a quantidade de RCD gerada por habitante, baseado em estimativas internacionais, varia