Depois de mais um ano tendo uma porcentagem do sal rio sendo descontada todo m s
A prestação de contas do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 começa nesta segunda-feira e a expectativa da Receita Federal é receber cerca de 27,5 milhões de declarações neste ano.
Leia todas as reportagens do ZH Explica A principal novidade deste ano, além de alguns reajustes de valores, é que os contribuintes poderão iniciar sua declaração em um computador e finalizá-la em outro equipamento — fazendo a declaração na nuvem.
Para que isso seja possível, a declaração não enviada fica salva em um arquivo fora de seu computador pessoal que pode ser acessado em qualquer lugar. O período de envio começa às 8h desta segunda e termina no dia 30 de abril.
Veja o passo a passo de como declarar e confira algumas dicas:
1) Antes de enviar
FAZENDO A DECLARAÇÃO
O que é
A declaração do imposto de renda é o momento em que o contribuinte pode comprovar seus rendimentos, informando o total obtido em 2014 e o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) no período. O valor é pago de acordo com a renda individual — quem ganha mais, paga menos, e quem tem renda maior deve pagar mais imposto. Por que declarar (precisando, pode cair)
O imposto é descontado todos os meses do salário e outros rendimentos. Uma vez por ano, porém, entre março e abril, o trabalhador precisa enviar a declaração para que a Receita veja se ele pagou mais ou menos do que deveria. Na declaração, o trabalhador informa os dados do ano anterior, ou seja: no IR 2015, coloca os ganhos e gastos que em 2014. O que declarar?
O contribuinte precisa declarar tudo o que o adquiriu, recebeu e pagou no ano anterior, além daquilo que já possuía antes — valores que incluem a compra de bens e imóveis, as propriedades que possui, os salários que recebeu e os gastos com educação e saúde, por exemplo. Quem precisa