Zoroatrismo
O Zoroatrismo Persa
Aluna: Brenda Caroline
Matricula: 201201741548
Campus Nova América
Zoroatrismo Persa
O Zoroatrismo é uma das religiões monoteístas mais antigas que influenciou direta e indiretamente outras crenças como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.
Seu fundador, Zaratustra Spitma, nasceu na região onde hoje pertence ao norte do Irã e sul do Afeganistão. Pouco se sabe sobre sua vida, mas a tradição conta que era um sacerdote (zaotar) e levava uma vida simples. Aos 30 anos de idade, Zaratustra teve uma visão em um ritual de purificação. Acreditou ser instruído diretamente por Ahura Mazda, o Ser Supremo que lhe incumbiu de transmitir a mensagem divina a todos, de que o mundo vivia em uma disputa de forças contrárias, o bem e o mau, e que todos tinham direito ao livre-arbítrio.
Suas ideias reformistas entraram em conflito com outras crenças tradicionais e ele teve de se refugiar em uma tribo, em que a rainha, chamada Hutaosa e seu marido Vishtaspa, se converteram, passando também, consequentemente a ter mais adeptos.
Sua doutrina pregava a salvação a todos que optavam por uma vida justa e honrada, rompendo assim com a crença tradicional, em que apenas os que pertenciam a aristocracia ou ao sacerdócio teriam uma vida de suplícios após a morte.
O Zoroatrismo tem como base, uma herança da crença de ancestrais iranianos, onde se cultuavam um panteão formados por deuses (daevas) ligados a fenômenos físicos da natureza, como Atar (o fogo), Apa (a água), Asman (o céu) e Zam (a Terra), Hyar (o Sol) e Mah (a Lua), Vata e Vayu (os dois deuses do vento); e os deuses ligados a conceitos como, Airyaman (amizade), Arshtat (justiça), Ham-vereti (coragem) e Sraosha (obediência).
Acima desses, dois se destacavam Apan Napat e Mithra, que lhe eram atribuídos muitos conceitos como “verdade”, “juramento”, “lealdade”. Ambos recebiam o título de ahura, que significa “deus”, “senhor”.
Segundo a tradição, um dia Zoroastra em busca