Depoimento
Etmologia: Ato de depor em juízo, pelo qual uma pessoa, denominada testemunha, faz suas declarações perante a autoridade que a convocou ex officio ou em atenção a pedido deferido por ela. O depoimento, na técnica jurídica, é o meio de prova. A testemunha, ou depoente, alude, em seu depoimento, aos fatos trazidos ao conhecimento do julgador da causa, e assim se insere como elemento fundamental do processo em andamento.
Depor + -IMENTO
Significado de Depor=Vem do latim “deponĕre”
1. Elaborar um depoimento;
2. Ação de alegar ou assegurar como testemunha;
v.t.
3. Ação de colocar de parte;
4. Abandonar algum objeto que se carregava;
5. Prescindir;
6. Colocar mais em baixo;
7. Ato de colocar em depósito;
8. Abdicar de;
9. Pôr ou colocar;
10. Desprender ou libertar;
-Imento=
O depoimento é um gênero textual em que se narram fatos reais vividos por uma pessoa. Há, portanto, uma intenção pedagógica, a de ensinar algo aos leitores. Esse formato textual apresenta os elementos básicos da narrativa: sequências de fatos, pessoas, tempo e espaço. O narrador é onipresente e sempre o protagonista da história. Verbos e pronomes são empregados predominantemente na 1ª pessoa. Os verbos oscilam entre o pretérito perfeito e o presente do indicativo. Emprega-se o padrão culto formal da língua.
EXEMPLO:
No dia 25/03/2013 na primeira aula do periodo vespertino, eu e meus colegas nos dirigimos ao laboratório de informática acompanhados do professor Málter. No momento em que cheguei no local senti muito calor, e logo percebi que o ar condicionado estava desligado, o calor escaldante da região castigava a todos os alunos que mesmo agoniados continuavam a jogar sem se preocupar com o trabalho.Porém a aula era de somente 50 minutos e infelismente passaram muito rápido e tivemos que voltar para a terrível sala de aula, onde a tortura continuou!
Funçao= Referencial