dependencia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar e desvendar a particularidade da vida cotidiana das Crianças e Adolescentes.
Portanto será possível avaliar se os Conselhos Municipais de Ji-Paraná funcionam, se os conselheiros que representam a sociedade civil, estão se reunindo uma vez por mês com o intuito de reivindicar ações e discutir sugestões, planos e projetos que visem à melhoria dos programas sociais e a melhor utilização dos recursos públicos.
2 DESENVOLVIMENTO
CRIANÇA E ADOLESCENTE
Entrevistando a conselheira do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Ji-Paraná, informou a mesma que tem o conhecimento do conselho da criança e adolescente e que o mesmo funciona e está ativo em suas funções, são compostos por uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos, advogada e educador social, profissionais capacitados facilitando assim o atendimento aos usuários.
No município de Ji-Paraná, existe o “Programa de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes (antigo sentinela), estão vinculados a SEMAS (Secretaria Municipal de Ação Social) e seu objetivo central é atender as vítimas de abuso e exploração sexual, bem como sua família, dando-lhes suporte necessário. O respectivo programa apenas recebe os casos que já foram registrados na Delegacia especializada ou Conselho Tutelar, e que já estão confirmados como abuso. O maior índice de vítimas é de 06 a 14 anos, prevalecendo o sexo feminino e o maior protagonista dessa forma de violência é o pai biológico. O trabalho desenvolvido conta com a participação do assistente social, um psicólogo, um advogado e um pedagogo e não há trabalho sistematizado pelo Serviço Social e pelos