dependencia 9º ano quimica
C E Antônio Figueira de Almeida
Aluna: Mayara da Costa Teixeira
Nº: 27
Turma: 1006
Respiração Celular:
A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas diversas, tais como carboidratos e lipídios.
Nesse processo, verifica-se a oxidação ou "queima" de compostos orgânicos de alto teor energético, como gás carbônico e água, além da liberação de energia, que é utilizada para que possam ocorrer as diversas formas de trabalho celular.
Fermentação:
Nos processos fermentativos, a glicose não é totalmente " desmontada ". Na verdade, a maior parte da energia química armazenada na glicose permanece nos compostos orgânicos que constituem os produtos finais da fermentação.
Há 2 tipos principais de fermentação: a alcoólica e a láctica. Ambas produzem 2 ATP no final do processo. Portanto, o processo fermentativo apresenta um rendimento energético bem inferior ao da respiração aeróbica, que produz 38 ATP. Combustão:
Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz. Durante a reação de combustão são formados diversos produtos resultantes da combinação dos átomos dos reagentes. No caso da queima em ar de hidrocarbonetos (metano, propano, HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Gasolina" \o "Gasolina" gasolina,etanol, diesel, etc) são formados centenas de compostos, por exemplo CO2, CO, H2O, H2,CH4, HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93xidos_de_nitrog%C3%AAnio" \o "Óxidos de nitrogênio" NOx, HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93xidos_de_enxofre" \o "Óxidos de enxofre" SOx, fuligem, etc, sendo que alguns desses compostos são os principais causadores do efeito estufa, da chuva ácida e de danos aos ciclos biogeoquímicos do planeta.
Os processos de combustão são responsáveis pela produção de cerca de 85 % da energia do