Departamentos de uma empresa
- Departamento Financeiro
As funções do departamento financeiro de uma empresa incluem a gestão do dinheiro, gestão de investimentos, gestão do risco financeiro e as relações com os investidores.
As funções do departamento financeiro lidam também com áreas financeiras complexas, tais como taxas de câmbio, divisas estrangeiras, alterações das taxas de juro, entre outras coisas. As funções do departamento financeiro podem também diferir, por exemplo, entre uma empresa de produção e um banco.
- Departamento Jurídico
O Jurídico é uma das áreas com maior permeabilidade na empresa, tendo interfaces com os diversos departamentos da Cia., desde Compras, Vendas e Cadeia de Suprimentos, até Marketing, R&D, RH e Finanças.
Isto faz com que os profissionais que atuam no Departamento Jurídico devam possuir visão de negócio, pensamento estratégico e ação rápida frente às questões que se apresentam a cada movimento da empresa, como o lançamento de um novo produto ou mudanças na sua estrutura.
É esse ambiente de negócios dinâmico, cheio de surpresas e desafios, que faz com que estes profissionais, atuando dentro dos limites éticos e legais, sejam criativos, flexíveis e inovadores; com a recompensa única de verem os produtos dos projetos em que trabalharam serem vendidos em praticamente todos os pontos de venda do Brasil.
Como parceiros indispensáveis do negócio, estes profissionais devem estar atentos às novas tendências do mercado e aos movimentos dos competidores, tendo a sensibilidade de decidir como e onde atuar para conseguir o melhor resultado. Para isso, devem sempre buscar o autodesenvolvimento, ter curiosidade intelectual e inteligência emocional.
- Departamento de Marketing
Não há sinônimos para marketing, como propaganda, vendas ou promoção. Marketing usa tudo isso e muito mais. A própria definição de marketing apresentada por Philip Kotler, um dos autores mais renomados da área na atualidade, nos ajuda a entender o