Departamento
Aula Atividade N° 01
Operações do Departamento Pessoal
Legislação Trabalhista
:: Aula Atividade
OBJETIVO
Entender as influências sobre as decisões na Administração de Pessoal.
ORIENTAÇÕES
Ler o estudo de caso “Os Miseráveis” e responder as questões solicitadas.
REF.: Estudo de Caso elaborado com base em relato de Elio Gaspari, publicado em O Estado de S. Paulo, 10 set.
1995. (MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana ã revolução digital- 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2006.)
Os Miseráveis
Poderia ter acontecido em Paris, no século XIX. No romance Os miseráveis, Jean Valjean rouba pão e é condenado a 19 anos de prisão. Entretanto, isso também aconteceu em São Bernardo do Campo, no final de
1995.
O operário J., 44 anos de idade, foi detido pelos guardas de segurança da Forjaria São Bernardo, do grupo
SIFCO. Levava dois pãezinhos, que, segundo a empresa, eram “três ou quatro”, furtados da lanchonete. J. foi chamado no dia seguinte ao departamento pessoal, para ser demitido. Fazia tempo suspeitava-se de J., o qual, uma vez apanhado, confessara que sempre levava os pães, para comer durante o horário de trabalho, porque sofria de gastrite e a comida do refeitório lhe fazia mal. O fato, havia muito tempo, era de conhecimento de seus colegas e de seu chefe.
J. era agora um ladrão desempregado. Seus 20 anos de serviço sem repreensão na SIFCO transformaram-se em nada. Foi para casa, dois quartos e sala, ao encontro da família, mulher e dois filhos.
Para a administração de recursos humanos da SIFCO, o caso estava encerrado. Porém, no dia seguinte, “os encrenqueiros do sindicato” começaram a fazer barulho na porta da fábrica. Num comunicado ao público, a SIFCO informou que o metalúrgico J. cometera falta grave e havia sido demitido por justa causa.
O caso chamou a atenção da imprensa e saiu nos jornais. A diretoria da SIFCO, sediada em Jundiaí, São Paulo, viu o tamanho do problema e