departamento pessoal e profissional
HEMORRAGIA
- Tipos - Classificações: HEMORRAGIA INTERNA - Como identificar e o que fazer. HEMORRAGIA EXTERNA - Como identificar e o que fazer. - Torniquetes HEMORRAGIA NASAL - Como identificar e o que fazer.
Bibliografia
Hemorragia
Hemorragia é a perda súbita de sangue, originada pelo rompimento de um ou mais vasos sanguíneos. Existem três tipos de hemorragias:
Arterial
O sangue está jorrando de uma artéria. O sangramento é vermelho vivo, em jatos, pulsando em sincronia com as batidas do coração. A perda de sangue é rápida e abundante.
Venosa
O sangue está saindo de uma veia. O sangramento é uniforme e de cor escura.
Capilar
O sangue está escoando de uma rede de capilares. A cor é vermelha, normalmente menos viva que o sangue arterial e o fluxo é lento.
Classificação:
HEMORRAGIA INTERNA
Quando não pode ser visível, como por exemplo, no abdome ou tórax, podendo exteriorizar-se pelos orifícios naturais do organismo (boca, nariz, ouvido etc.)
COMO IDENTIFICAR UMA HEMORRAGIA INTERNA?
Como não vemos o sangramento, temos que prestar atenção a alguns sinais externos, para poder diagnosticar e encaminhar a vítima ao tratamento médico imediatamente, evitando, assim, o estado de choque. É importante observar:
A pulsação – se o pulso está fraco e acelerado;
A pele – se está fria, pálida e se as mucosas dos olhos e da boca estão brancas; Se a vítima ter desmaios, sentir calafrios e estado de choque,
As extremidades do corpo (mãos e dedos) – ficam arroxeados pela diminuição da circulação sanguínea nessas áreas.
O QUE FAZER?
Procurar um atendimento especializado imediatamente;
Primeiro procedimento é manter a cabeça da vítima mais baixa que o corpo e as pernas elevadas para melhorar o retorno sanguíneo. É o procedimento padrão para prevenir o estado de choque.