Departamento pessoal e proficional
Consciência:
Atributo pelo qual o homem pode conhecer e julgar sua própria realidade.
Projeto de Vida-É um plano, uma intenção que se tem para o futuro, esteja ele bem próximo ou não. Pode ser comparado a um mapa que orienta e conduz às situações que se deseja alcançar. Deve envolver todas as esferas da vida de uma pessoa.
Motivação - “Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa em relação ao alcance de uma determinada meta” (Robbins, 2002). É o que move as pessoas na direção de ter determinadas atitudes e ações para atingir seus objetivos. O processo motivacional é cíclico e contínuo, fazendo com que a cada mudança no ambiente, ou na sua percepção dessa mudança, um novo ciclo em busca do equilíbrio seja iniciado.
Valores – São as convicções básicas de que um modo específico de conduta é individual ou socialmente preferível a um modo oposto (Robbins, 2002). Eles contêm elementos de julgamento, baseados naquilo que o indivíduo acredita ser correto, bom ou desejável. O conjunto de valores de uma pessoa sofre influência direta do meio em que vive, tendo como referências a educação (na família, na escola), a convivência social e o aprendizado decorrente dessas interações.
Autoconhecimento -Significa conhecer nossos valores, crenças e objetivos. Também inclui o conhecimento de nossas potencialidades e limitações. O autoconhecimento possibilita, entre outras coisas, saber se aquilo que queremos está coerentes com as coisas que estamos fazendo.
Autoeficácia -É a crença individual de que se é capaz de realizar uma dada tarefa com sucesso. Ter auto-eficácia positiva predispõe as pessoas a serem mais confiantes, seguras e dispostas a aceitar desafios.
Flexibilidade - Capacidade de adequação de opiniões, atitudes e