Resumo de sistema digestório
Introdução
A quebra das moléculas maiores do alimento em moléculas menores é chamada de digestão; a passagem dessas moléculas menores para o sangue e a linfa é chamada de absorção.
Os órgãos que desemprenham coletivamente a digestão e a absorção constituem o sistema digestório.
Visão geral do sistema digestório
O trato GI é um tubo contínuo que se estende da boca ao ânus.
Os órgãos digestórios acessórios incluem os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas.
A digestão inclui seis processos básicos: ingestão, secreção, mistura e propulsão, digestão mecânica e química, absorção e defecação.
Camadas do trato GI e do omento
A distribuição básica das camadas na maior parte do trato gastrintestinal, de dentro para fora, é: túnica mucosa, túnica submucosa, túnica muscular e túnica serosa.
As partes do peritônio incluem os mesos e o omento.
Boca
A boca é formada pelas bochechas, pelos palatos duro e mole, pelos lábios e pela língua, que auxiliam na digestão mecânica.
A língua apoia-se no soalho da cavidade oral. Ela é composta por músculos esqueléticos recobertos por túnica mucosa. O dorso (superfície superior) e as margens (áreas laterais) da língua são recobertos com papilas. Algumas papilas contêm calículos gustatórios.
A maior parte da saliva é secretada pelas glândulas salivares, que estão situadas fora da boca e liberam suas secreções em ductos que se esvaziam na cavidade oral. Existem três pares de glândulas salivares: parótida, submandibular e sublingual. A salivação é totalmente controlada pelo sistema nervoso autônomo.
Os dentes se projetam na boca e são adaptados para a digestão mecânica. Um dente típico consiste em três porções principais: coroa raiz e colo. Os dentes são compostos primeiramente de dentina e são cobertos por esmalte, a substância mais dura do corpo. Os seres humanos têm duas dentições: a decídua e a permanente.
Por meio de mastigação, o alimento é