Departamento financeiro
O departamento financeiro é estratégico, pois é responsável pela administração de entrada e saída de dinheiro, oferecendo aos gestores informações importantes na tomada de decisão.
O departamento financeiro se divide em três funções básicas que são: planejamento financeiro, aquisição e controle de recursos e distribuição de recursos.
Planejamento
O planejamento no departamento financeiro tem como objetivo, de modo geral, fazer com que as metas estabelecidas pela direção de uma empresa sejam alcançadas. Para que isso aconteça, é preciso definir:
• Como realizar as ações necessárias.
• Quando elas precisarão ser executadas.
• Por quem serão feitas.
• Quanto isso vai custar.
No último item, cabe ao departamento financeiro analisar as várias alternativas de investimento, observando qual delas é a menos onerosa e estabelecendo o montante de recursos que será investido.
Cabe também ao departamento financeiro analisar a viabilidade de um projeto ou de um investimento específico. Isso porque, às vezes, tem-se a intenção de se realizar uma atividade e, após estudo e análise, verifica-se que é impossível realizá-Ia por muitas razões, dentre elas a questão financeira. Um projeto pode ser muito bom, mas, se o montante de recursos necessários ao seu empreendimento for superior à capacidade financeira da empresa, esse projeto deve ser descartado. É função de o departamento financeiro apresentar alternativas à proposta do projeto em discussão. São alternativas feitas a uma proposta original e cabe ao departamento financeiro, após uma análise da situação, apresentá-las.
Aquisição e controle de recursos
A empresa realiza rotineiramente operações que visam manter o negócio em dia. São pagamentos de contas, impostos, compras etc. Ou seja, são os gastos diários necessários para o negócio funcionar.
Distribuição de recursos
Existe uma palavra muito utilizada na área financeira: otimizar. Esse termo significa "tornar ótimo". Aperfeiçoar os