Departamento financeiro
Setor Financeiro: É o responsável pelo bom desempenho dos setores de Tesouraria, Contas a Pagar, Crédito e Cobrança, departamento de Compras e estoque.
Planejamento e Controle: Os orçamentos de despesas por departamento, compra e venda de mercadoria, logística, tudo tem que passar pelas mãos do Gerente Financeiro para que ela possa inserir no seu cronograma de fluxo de caixa e administrar as finanças empresarias da melhor forma possível.
Setor Comercial: Aqui,esta relação deve ser bem estreita pois, a sobrevivência de um empreendimento depende muito desta boa relação.A políticas de descontos de fornecedores, descontos a clientes, a precificação correta das mercadorias, os prazos médios de pagamentos de títulos assim como os de recebimentos, devem passar pelo Gerente Financeiro. Setor de Compras: A relação com os fornecedores deve ser de parceria. Sempre quando a empresa estiver passando por dificuldades financeiras e o departamento financeiro não conseguir recursos para honrar os compromissos nas datas aprazadas, deverá este procurar junto com o departamento de comparas, os fornecedores para que consiga um prazo mais elástico e não, ficar fugindo das pressões dos fornecedores. Ele deve, sim, procurar negociar da melhor forma possível o imprevisto.
Estoque: O estoque é um item que deve ser bem administrado dentro de uma organização, quando não administrado adequadamente, pode trazer sérios danos às finanças empresariais, pondo em risco a saúde financeira da empresa
Estoque Mínimo
É a quantidade mínima de uma mercadoria em estoque, que serve de alerta para a necessidade de ser adquirido novo lote de mercadorias para o estoque, para que não falte a mesma no balcão.\Quanto o estoque atingir 20%, o controlador do estoque deverá fazer um novo pedido para evitar a falta do