Departamento de Botanica
CIÊNCIAS BIOLOGICAS – EAD
DEPARTAMENTO DE BOTANICA
ALUNA: Maria Beatriz Luiz Miranda
POLO: Teófilo Otoni
1. O potencial hídrico (Ψ) e o conteúdo hídrico relativo (CHR) são os dois parâmetros utilizados para o estudo e entendimento do “status” hídrico vegetal. Com relação ao Ψ defina as duas principais componentes (Ψπ e ΨP) que influenciam no movimento de água do solo para a planta. Lembre-se que Ψw=Ψπ+ΨP.
Ψπ Potencial osmótico, representa o efeito de concentração de solutos dissolvidos numa dada quantidade de água. Os solutos reduzem a energia livre da água através da sua diluição. Como este potencial se relaciona diretamente com o potencial químico da água, podemos afirmar que o aumento de solutos diminui o potencial osmótico químico da água.
ΨP Potencial de pressão, representa o efeito da pressão e o valor pode ser negativo ou positivo:
Pressão positiva faz aumentar o potencial de pressão;
Pressão negativa faz diminuir o potencial de pressão e é denominada por tensão.
A pressão tende sempre a compensar a tensão. Esta é a “regra” que faz a água circular pelo interior dos tubos xilémicos desde a raiz da planta (pressão positiva, pela entrada de água) até às folhas das mesmas (onde ocorre a chamada, tensão superficial causada pela transpiração foliar).
2. Relacione cinco (5) fatores ambientais que mais influenciam na atividade fotossintética dos organismos fotossintetizantes.
A concentração de CO2
O CO2 (gás carbônico ou dióxido de carbono) é o substrato empregado na etapa química como fonte do carbono que é incorporado em moléculas orgânicas. As plantas contam, naturalmente, com duas fontes principais de CO2: o gás proveniente da atmosfera, que penetra nas folhas através de pequenas aberturas chamadas estômatos, e o gás liberado na respiração celular.
A Temperatura
Na etapa química, todas as reações são catalisadas por enzimas, e essas têm a sua atividade influenciada pela temperatura. De modo geral, a elevação de 10 °C na