Egenharia de m todos postar site
3172 palavras
13 páginas
Diretrizes básicas para implantação do controle estatístico de processos1. Resumo
O objetivo deste artigo é guiar pessoas e instituições que queiram adotar e aplicar o controle estatístico em sua produção / serviços. O Método de Hradesky – que é dividido em 12 passos – é extremamente relevante para a implementação deste controle em uma organização.
Palavras-chave: CEP; PAPQ ; Qualidade.
2. Introdução
A qualidade dos produtos, o menor preço possível, atendimento as expectativas dos clientes são princípios fundamentais de sobrevivência para as empresas no cenário contemporâneo. A concorrência em escala mundial obriga as empresas a buscar maior eficiência administrativa e operacional. As técnicas de controle estatístico de processo (CEP) são uma das ferramentas que permitem a melhoria da qualidade e produtividade nas empresas, garantindo a exatidão e eliminando palpites em favor da precisão, do conhecimento comprovado daquilo que se pesquisa.
Segundo Montgomery (2004), se um produto deve corresponder às exigências dos clientes, deve em geral, ser produzido por um processo que seja estável ou replicável. Mais precisamente, o processo deve ser capaz de operar com pequena variabilidade em torno das dimensões alvo ou nominais das características de qualidade do produto.
As empresas precisam ser francas e corajosas para admitir que fazem produtos/serviços com defeitos. E, uma vez que este fato é admitido, precisam tomar providências. Muitas vezes não ocorre o sucesso porque executivos e gerentes não estão fortemente envolvidos com a técnica e não estão realmente administrando as operações.
3. Metodologia
De acordo com Hradesky (1989), para que o Controle Estatístico de Processos seja eficaz são necessários 10% de ação estatística e 90% de ação administrativa . Este controle eficaz contém 5 ingredientes principais :
Técnicas estatísticas.
Técnicas de solução de problemas.
Liderança e atitudes para aperfeiçoamento da produtividade da qualidade.
Planejamento da