departamentalização
Conceito
A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles, visando uma adequação da estrutura organizacional com sua dinâmica de ação mais eficiente.
O que é?
A partir da especialização, a departamentalização visa um aproveitamento dos recursos disponíveis de forma mais eficiente, a fim de controlar e ou coordenar as responsabilidades e os conflitos de interesses existentes nas organizações, a partir da delegação de poder e a integração do ambiente externo com a organização vigente. O processo de departamentalização pode ser implementado de várias maneiras, por funções, pela própria geografia da organização, pelos clientes em questão, por processos, serviços e produtos e até projetos.
Caracteristicas:
Sempre que há necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade de trabalho em si. Corresponde a uma especialização de atividades e de conhecimentos.
A departamentalização se faz à custa de um maior números de orgãos no mesmo nível hierárquico.
Tipos de Departamentalização:
Por Função.
Por Produtos ou Serviços.
Por Localização Geográfica.
Por Clientes.
Por Fase do Processo.
Por Objetos.
1. Por Função:
Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvida dentro de uma empresa, sendo as funções fundamentais as de qualquer empresa à produção, venda e financiamento.
De acordo com a departamentalização por furnções nada mais lógico que agrupar tais funções em departamentos de produção, de vendas e de finanças.
Vantagens:
- Agrupa especialista sob uma única chefia.
- Grarante o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas.
- Orienta as pessoas para uma única atividade específica.
Desvantagens:
- Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração nas atividades específicas.
- É inadequado quando a tecnologia e as circunstâncias